Comprou o seu imóvel e deseja registrá-lo? Então você deve ficar atento a todos os pré-requisitos para garantir que a documentação seja feita de forma correta e evitando assim possíveis problemas ou complicações. Lembrando que esse processo funciona para a compra de imóveis, sejam eles novos ou usados. Observe abaixo:
- IPTU: para certificar-se que não há débito negativo ou pendente, vá até a Prefeitura e solicite uma certidão negativa de débito. Você só conseguirá realizar a transferência da propriedade se não tiver nenhuma parcela pendente.
- Certidão Vintenária: outro documento indispensável quando o assunto é a transferência de imóveis é a Certidão Vintenária. Esse documento é fornecido pelo Cartório de Registro e visa informar sobre os principais dados dos últimos 20 anos do imóvel, como por exempo: pendência judicial, hipoteca, entre outros.
- Matrícula atualizada: tenha a matrícula atualizada do bem para verificar a situação atual do imóvel, para caso haja alguma dívida ou pendência, você estar ciente.
- Contas: tenha em mãos também as últimas contas de água, luz e condomínio (se tiver).
Agora que você sabe quais documentos são necessários na hora de transferir ou registrar um imóvel, separe-os e providencie a transferência. Caso você possua dúvidas ou queira o auxílio de algum profissional experiente que esteja apto para te auxiliar, procure a AMMINAS.