Todos os mutuários possuem direitos e deveres, porém, muitas das vezes isso passa despercebido principalmente pelos novos mutuários que não possuem grande entendimento sobre o assunto. Esse fato poderá acabar acarretando problemas descontentamentos e problemas futuros, seja por parte do mutuário ou da construtora.
Caso você seja um mutuário e tenha acabado de receber o seu imóvel, é fundamental que você tenha em mente algumas dicas para se certificar que está tudo ok e que os seus direitos não foram ignorados, evitando assim futuras dores de cabeça desnecessárias.
Veja aqui quais são as dicas fundamentais para evitar problemas futuros:
- Confira as principais características do imóvel, como: a metragem dos cômodos, parte hidráulica, parte elétrica, pintura, portas, janelas, vidros, revestimentos cerâmicos, louças e veja se está condizente com o que foi prometido;
- Faça uma análise do imóvel no momento da entrega das chaves. Assim você poderá evitar possíveis aborrecimentos. Outra boa dica é pedir que um profissional da área que seja da sua confiança vá até o local para te ajudar a chegar o interior do imóvel criteriosamente;
- Caso você encontre algum defeito no imóvel, você terá um prazo de até noventa dias para fazer a sua reclamação, a qual deverá ser entregue por escrito à construtora responsável pela construção do imóvel.
- Se o problema for verificado e questionado no exato momento da primeira vistoria, os reparos terão que ser feitos pela incorporadora em até 30 dias.
Agora que você sabe quais são os principais cuidados que deverão ser tomados na hora de receber o seu imóvel, lembre-se de seguir as nossas dicas para evitar o seu descontentamento futuro. Caso surjam maiores dúvidas ou problemas durante o processo, conte com a AMMINAS e tenha certeza que somos a melhor opção para te auxiliar a lutar pelos seus direitos na aquisição da casa própria.