Desde o início de 2015, a economia vem sofrendo uma grave recessão, havendo queda em todos os setores, comércio, indústria e prestação de serviços, sendo que o quadro econômico piorou e muito a situação dos pequenos empreendedores. Em 2016, a queda no comércio já atinge 30% (trinta por cento), sendo que não há qualquer previsão de recuperação econômica em curto prazo.
A situação econômica atinge diretamente os mutuários da casa própria, dificultando o regular pagamento das prestações devido a diminuição da renda e desemprego.
O Sr. Damião Marques e esposa procurou a AMMINAS para análise de seu contrato de financiamento habitacional, alegando não conseguir mais pagar as prestações, pois, perdeu parte da renda e o banco infelizmente não faria um novo contrato com parcelas mais baixas. Após análise da Associação dos Mutuários da Casa Própria de Minas, foi possível perceber que além da revisão do saldo devedor sua prestação poderia ser reduzida.
Através de uma ação judicial, o Mutuário conseguiu sua redução na prestação conforme esperado e pode respirar aliviado, pois paga em dia suas prestações, porém dentro de sua nova realidade financeira.